23 de fev. de 2014

"A responsabilidade das inteligências puras"- escrito por Pedro Fontana ( Palhaço Sizu )

 SANSÃO 



Já tinha tudo para ser diferente. Começou na quinta passada, deixou os cabelos na segunda e as forças na nova quinta. O que aconteceu foi que eu trabalhei o cansaço.
Osório disse a seguinte frase: “Isso acontece quando ficamos muito emotivos”.
 “O maior inimigo do riso é a emoção. Isso não significa negar, por exemplo, que não se possa rir de alguém que nos inspire piedade, ou mesmo afeição: apenas, no caso, será preciso esquecer por alguns instantes essa afeição, ou emudecer essa piedade. Talvez não mais se chorasse numa sociedade em que só houvesse puras inteligências, mas provavelmente se risse; por outro lado, almas invariavelmente sensíveis, afinadas em uníssono com a vida, numa sociedade onde tudo se entendesse em ressonância afetiva, nem conheceriam nem compreenderiam o riso. [...] O cômico exige algo como certa anestesia momentânea do coração para produzir todo o seu efeito. Ele se destina à inteligência pura.”
BERGSON, Henri. “O riso – ensaio sobre a significação do cômico”.
Foi o dia que entreguei a carta pra Dona Helena, a mesma que descrevi no último relatório. Com direito a leitura em voz alta. Realmente, foi um dia emocional.
A mesma carta acompanhada de um envelope que desenhei uma bola vermelha no meio do papel branco. O que seria aquele pedaço de papel carregado de palavras emotivas?
Quando usamos a “inteligência pura” seria um nariz vermelho no envelope branco, a bandeira do Japão, o planeta marte no vácuo escondendo suas luas?

Esse foi o motivo que levou a essa perda de energias. A batalha das inteligências e das emoções. Como as duas entram em conflito num ambiente onde vivenciam os extremos de ambos os lados. A reflexão que fico deste dia, a mesma que já havia tendo a algum tempo, é que mais que boa vontade o que é necessário nessa profissão é a responsabilidade. Viva as emoções e viva as puras inteligências.  

Um comentário:

  1. Priscila Gorenstein23/02/2014, 20:02

    VIVA AS EMOÇÕES ...VIVA OS RISOS E VIVA AS LÁGRIMAS TAMBÉM !!

    ResponderExcluir